segunda-feira, outubro 08, 2007

O concerto

Bom, domingo fui a um concerto comunitário do Zaffari. Era para ser algo bárbaro, e realmente foi tirando alguns contratempos estressantíssimos que me surgiram.

Eu e minha amiga Júlia, chegamos no local do concerto às 14h45, e este só realizar-se-ia às 16h; ou seja, chegamos CEDO.

Reservamos um lugar para a amiga da Júlia na oitava fileira e próxima a saída (sempre se deve fazer isso em concertos muito cheios, os idosos demoram demais para sairem).

Sentamos em ordem do meio para a ponta Júlia, eu e o lugar reservado com uma de nossas bolsas. A senhora sentada ao lado do lugar reservado prontificou-se em perguntar logo que pus a bolsa na cadeira: " Este lugar está ocupado?" E eu, alegre por poder ver e ouvir A bela adormecida em paz respondi: "Sim, está reservado".

Não se passaram 15 minutos e a senhora do lado pergunta novamente: " tá ocupado?"
Eu, já irritada: Sim!
A senhora: Não pode reservar lugar
Eu mais irritada: Não lembro de ter visto qualquer placa que comentasse isso.

Sim!! Que raiva...
Saí para tomar um café...e quando voltei ( umas 15h40- leia-se apenas 20 minutos antes do concerto) duas senhoras iam passando pela minha fileira, só que não tinha outro lugar vago lá se não o meu e o da outra guria. A Júlia disse que estava ocupado. A senhora estava revoltadíssima! Pasmem: ela pegou a minha bolsa e jogou no chão! Aí não deu né! Eu falei alto "Com licença, senhora este lugar está ocupado"
Ela: Ah! Mas não pode reservar lugar ( eu juro...eu tinha ido perguntar pra mulher da organização sobre essa tal regra enquanto eu tomava café...e nada sabia)
Ela continuou enquanto pedia licença aos que estavam sentados: Tem que sentar nolugar e ficar, não tem que ficar passeando

Eu: Ah! Me desculpe se eu tive que ir ao banheiro, realmente eu deveria ter esperado até as 18h30. Eu trabalho e estudo no sábado e ainda assim cheguei aqui às 14h30. Qual o seu problema que não pode chegar aqui antes? Você é aposentada e anda de graça no ônibus tem muito mais tempo que eu!

(Pasmem²) Ela ficou me batendo no ombro(!!!) enquanto dizia: Ah que bom que tu chegasteS cedo...

Ah não! Aquilo me ferveu o sangue! Tirei a mão dela de mim com toda força que o resto de bom senso restante deixava e arremessei a mão ousada em direção ao chão e disse:
-Com licença!! O lugar de gente igual a ti é no fundo.

e sentei furiosa.... Não comentarei os outros comentários absurdos que eu ouvi, pois depois desta infeliz senhora eles nada são.

A cena em si não foi fiasquenta, mas não preciso comentar que num concerto comunitário há muitos idosos e os que por ali estavam ficaram me olhando torto, principalmente a dona que perguntou umas 543 vezes se o lugar estava reservado.


Agora sim...vamos ao post. Porquê raios alguns idosos crêem que podem inventar regras, chegar atrasados e querer sentar na frente, mandar nos outros?? Porque razão eles acham que os jovens são menos merecedores da música erudita que eles? Afinal, ninguém que estivesse lá era contemporâneo a Tchaikovsky ou Beethoven, e tão menos conheceram Villa Lobos para se acharem melhores.

Eu certamente devo ter vivido mais do que esta idosa agressora. Para alguém ser tão ranzinza assim só pode ter tido uma vida infeliz e que aparente ser mais longa do que o é.
Este post é uma campanha para que vocês leitores não abram mão de seus direitos! Sejam corretíssimos e pontuais. Grossos com elegância. E, principalmente não sejam como eu no sentido de se irritar com pessoas pequenas; como eu que assisti a Bela adormecida aborrecidíssima com esta múmia que sabe bater nos ombros alheios.

A mensagem em si não é interessante....O ocorrido fica como tema de casa para reflexão.

6 comentários:

Anônimo disse...

Respeito é bom, em qualquer idade, tudo bem os idosos exigirem seu direito e tal, mas sabe, abuso de autoridade não dá... ;]

E depois eu fiquei pensando... Só o que faltava ela ser a senhora que vocês estavam esperando... o.õ

Abraço.
^^

Wagner Sabbado da Rosa disse...

Eu não iria brigar por lugar, eu não acho que isso seja importante. Eu não concordo com a atitude da velhinha e por isso mesmo ia fazer a vontade dela. É ela que está sendo mal educada e grossa, não precisa de retorno. Deixa a criaturinha pequena se sentir poderosa, talvez seja um dos poucos prazeres que ela tem na vida. Eu iria procurar não me afetar com a situação.

Anônimo disse...

Ah nem me diga ma dei... Praia Grande é a cidade dos idosos folgados e desocupados :@

Enfim, saudades de ti

keep in touch

Laura disse...

Puxa que situacao... a velhinha coitada, perdeu a nocao de boa convivencia...

Mas olha, aqui os velhinhos costumam ser super mau humorados. Adivinha por que? Eles sao solitarios, a familia nao da a minima pra eles... dai eles descontam nos jovens...

Em todo caso, deixa pra la.. Se ela fez isso é porque ela tem problemas.

Obrigada por ter visitado o meu blog e obrigada pelas palavras.

Bom fim de semana!

O Antagonista disse...

Infelizmente, vou ter que discordar de você só um pouquinho...

Bom, que a velhinha foi mal educada, foi sim, isso não há como negar. Porém, acho injusto essa prática de guardar lugar pra quem não chegou cedo. Você, que chegou cedo, tinha todo o direito de ficar aonde estava; mas a pessoa pela qual você estava esperando não chegou assim tão cedo, então, quem chegou antes dela tinha todo o direito de sentar naquele lugar, se não fosse assim, seria uma tremenda injustiça. Se sua amiga queria tanto ver o espetáculo de um bom lugar, porque não chegou tão cedo quanto você ou, pelo menos, antes da velhinha mal educada?
Bom, essa é só minha opinião.
Valeu.

Anônimo disse...

Minha nossa, eu hein, quanta má educação. Pior é que as pessoas ainda olham torto pra gente né, isso pq ela era idosa, mas quem estava errada era ela...

Bjosss!!!