terça-feira, agosto 28, 2007

Palavras

"Palavras não são más
Palavras não são quentes
Palavras são iguais sendo diferentes
Dizer o que se sente
Ouvir uma sentença
Palavras que se diz
Se diz e não se pensa"
(Titãs)

Seria realmente ótimo se sempre que nos arrependêssemos de alguma coisa pudéssmos voltar atrás e ter uma segunda chance não?
Mas não há lugar pior para se arrepender do que no mundo dos humanos. Você pode se arrepender no mundo das coisas; pode quebrar um vaso e tentar colar, ele não vai se magoar contigo. No entanto, você não pode destruir os sonhos de alguém e pensar que com cola tenaz conseguirá recuperar o que era antes. Você pode até tentar passar super-bonder, porém será em vão.
As palavras são tão frágeis. Tenho pena delas. Ninguém lembra exatamente quais palavras foram usadas para contar o que lhe foi dito, mas os vocábulos têm uma arma secreta, uma vingança terrível: a capacidade de provocar sentimentos. Sim! Você pode até não lembrar exatamente as palavras que lhe disseram quando te humilharam ou te desiludiram, mas o sentimento que tais frágeis expressões provocaram em ti jamais será esquecido.
E é esta a condição que não nos proporciona ter uma segunda chance no mundo dos humanos. Aquela velha história de falar menos do que ouvir é verdade, imagine quantas chances você poderia ter aproveitado se tivesse pensado antes de falar?Muitas, né? Mas não se preocupe, você não é o único a desperdiçar drásticamente as suas chances com o uso de palavras que ninguém se lmbrará direito. Mas que lhe sirva de lição, fale depois mas fale direito. Pense muito bem antes de dizer qualquer coisa que tenha um mínimo de chance de magoar até uma mosca.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma coisa que me aconteceu recentemente (vide post: bomba-relógio), fez minha mãe lançar a única coisa sábia que ela poderia ter me dito em anos:

"Quem fala pode até se esquecer,
mas quem ouve, sempre vai se lembrar."

É.
No meu caso, eu teria que voltar muito no tempo, e nem super-bonder resolve.
Agora é tocar a bola pra frente.

Abraço.

Wagner Sabbado da Rosa disse...

Quando eu li o texto me lembrei de uma m�sica dos secos e molhados "Fala":

Eu n�o sei dizer
Nada por dizer
Ent�o eu escuto
Se voc� disser
Tudo o que quiser
Ent�o eu escuto
Fala
l� l� l� l� l� l�. l� l� l�
Fala
Se eu n�o entender
N�o vou responder
Ent�o eu escuto
Eu s� vou falar
Na hora de falar
Ent�o eu escuto
Fala
l� l� l� l� l� l� l� l�
Fala

Achei que tinha algo a ver, gostei do blog.